quinta-feira, 27 de outubro de 2011

solidão com cheiro de vento
invento com gosto de mar

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Estética de salto alto, ou moda é coisa séria!


Alguns dizem que moda é assunto sério. Destes, alguns consideram que a moda é séria por ser um setor que movimenta bilhões de dólares a cada ano entre produtos diretos e indiretos. Pelo menos na década de 80, quando o mundo da moda tentava ser reconhecido por setores onde até então era bastante discriminada, a academia, por exemplo, esse discurso era necessário. Hoje, tal discurso não está à altura da seriedade disto que chamamos moda. Pensar em cifras é pouco mais do que dizer que a moda é séria porque “dá dinheiro”.
Em outra perspectiva, a seriedade da moda reside, nos dias de hoje principalmente, na recuperação de estéticas. Refiro-me  ao fato de que, num mundo que se atualiza cada ver mais rápido, estéticas morrem todos os dias. Refiro-me a uma ampla maneira de olhar, entender e significar o mundo através da forma. Casas antigas com seus espaços particulares que cedem lugar a edifícios “modernos”; desenhos de carros que se tornam obsoletos; idiomas de pequenas populações que se extinguem, são, afinal, morte de poesia. Sim, poesia!
Há pelo menos um episódio antológico em termos de moda de Sex and the City, em que Carrie dá uma lição de poesia ao ler na revista Vogue a descrição de um vestido pink de Oscar de La Renta.

http://www.youtube.com/watch?v=p79mqnk15dQ


Modos de ver, significar e dar forma ao mundo se perdem todos os dias. Por isso, a moda é assunto sério! Miuccia Prada, por exemplo, nos desfiles da coleção primavera-verão 2012 da Miu Miu, assim como em tantas outras de suas coleções, faz o que outros podem julgar impossível: recupera estéticas! E, brilhantemente na maior parte das vezes, parece mostrar aos desavisados: “Reparem, isso que vocês acham démodé tem mais valor do que vocês são capazes de perceber!”.
Touché, aqui estou maravilhada relembrando as saias que minha mãe, minhas tias e avós vestiam na minha infância...
Para conhecer a coleção: 

domingo, 9 de outubro de 2011

you just accept
you just stay
where you are
 - aquele lugar do amor dentro de ti - 
that's all

domingo, 2 de outubro de 2011

fios em rios
melancolia fluída
de tempos em tempos
toda tradução dá vazão
à não razão
todos os cortes
em vidro
em água
unem sentidos,
desunem
 estabilidades prévias
o lugar do encontro na pele
a parte do esquecimento
no corpo
era a memória 
tornado-se um não lugar