sábado, 13 de março de 2010

She had delicate thoughts everyday...



Observação...
Procurando o sentido da palavra nos dicionários, nas traduções, percebi uma singular característica do termo no alemão. Beobachtung me chamou a atenção por conter dentro de si, no sentido da palavra, o termo Achtung que em bom português significa atenção! Isto poucos momentos depois de haver pensando que o desenho de observação, considerando que podemos observar qualquer coisa e, nesse sentido, o que o desenho mostra é sempre quem desenha, o desenho olha para dentro. Se o desenho mostra sempre quem desenha e nisso mostra sempre aquilo que quem desenha vê daquilo que se propõe a desenhar, o desenho desenha sempre o desenhista. Enquanto o desenhista desenha, observa seu ato de desenhar, o desenho também desenha o acontecer do próprio desenho. O desenho torna-se desenho de si próprio! Do ato do desenho, do ato de ser do desenhista. O ato de escolhas, diria Valéry falando de Edgard Degas, imprescindível para estar no mundo. O ato de escolhas implícito no ato de olhar e dentro deste, o ato de eleger!
Fique atento! Ver um desenho é ver um estar no mundo. Desenhar é produzir a partir do seu estar no mundo, do seu observar, escolher, eleger para estar no mundo. Cada observação, e cada desenho que uma observação pode produzir é, em alguma medida, uma verdade. Uma possibilidade de verdade.
E haverá um desenho de observação melhor ou pior do que outro? Haverá uma verdade melhor? Fico com Gómez Molina (Estrategias del dibujo em el arte contemporâneo, pg 19): “Cuál de estas versiones es la verdad, no es um hecho tan importante como el de averiguar cuál de estas versiones es capaz de construir nuestra realidad futura.”
Voltei de viagem mais uma vez... fui para sala de aula sem saber de antemão que iria trabalhar novamente com Desenho de Observação – faz algum tempo que não trabalho esta disciplina – e na primeira aula, não me senti “eu”. Pode ter sido o tempo, pode ter sido a viagem, mas disse aos alunos: “Não sei o que vou fazer. Sei que não quero fazer o que já fiz!” Escolho uma nova realidade futura. Me pus, portanto, a meditar sobre o sentido do observar. Que ele me mostre o que um desenho de observação pode ser. No momento só penso em lhes dizer: atenção.
Atenção para você mesmo. Que o desenho possa ser observar-se atentamente. Desenho meditação. Desenho de imaginação? Desenhar também é observar nossas imagens secretas. Ilustração da semana, acima, Alfred Kubin, Auto-observação, 1901. Para mais informações sobre este artista, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário