quinta-feira, 3 de maio de 2012

Cortinas de banheiro e outros erotismos...









Fiquei encantada quando vi este projeto fotográfico: The Nu Project, do Matt Blum. Lembrei de um trecho lido dia desses sobre o erotismo que afirmava que o erotismo existe em nossa cabeça, em nossa mente, muito mais do que em nosso corpo. Certa vez tive uma reveladora conversa sobre imaginário baseada na consideração sobre o valor das cortinas no box do meu banheiro. Obviamente certo outro argumentava comigo sobre a necessidade que havia de eu substituir minha cortina com estampa setentosa em tons de azul por um box de vidro temperado. Quanto a mim, definitivamente, o banheiro perderia o tempero, justamente. Pois bem, a série de Matt mostra justamente isto, revela e é isto: uma nudez real. E, talvez por isso, algo com real potencial erótico. Admirei tanto o fato do fotógrafo mostrar corpos reais como o fato de fotografá-los em seu próprio ambiente. Erotismo é isso, não é a perfeição da forma. A série de fotografias de Matt me lembrou muito a série de desenhos de banhistas realizadas por Degas no final do século XIX. Sobre o desenho, Degas afirmava que não era a forma, mas a maneira de ver a forma. Erótica é a maneira de ver a forma. Há coisa mais brochante que um estereótipo? Muito mais do que encontro de um corpo idealizado - massacrado em nosso imaginário pela mídia - o erótico pode ser o insuspeito de nós mesmos que descobrimos através do outro. A cor de uma parede, os ladrilhos antigos na parede do banheiro, uma sujeirinha no canto, o tecido amaciado pela pele da roupa de cama, certo livro na estante, é tão erótico quanto um insuspeito, um desconhecido, imprevisto gosto de boca, dobra de pele, cheiro, marca, coçadinha no queixo. O potencial erótico da série de Matt se amplia ao mostrar não somente certas nudezes, mas também certas casas, certas vidas, certas realidades. Afinal, despir-se é bem mais difícil do que tirar a roupa.

Além das imagens, pra quem se vira com o inglês, o site do projeto é absurdamente generoso e, penso, uma fonte muito interessante de pesquisa, pois disponibiliza também muitas informações e depoimentos das mulheres fotografadas. 
Para ver o trabalho na íntegra, acesse: http://thenuproject.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário